LABSOLDA lança uma poderosa ferramenta para análise dos processos de soldagem

Sistemas de aquisição de dados são ferramentas fundamentais para análise dos processos de soldagem. O LABSOLDA desenvolveu um sistema de aquisição de sinais voltado às necessidades internas do laboratório e para acompanhamento dos processos produtivos na indústria: o SAP-4.

O SAP-1, um sistema de aquisição de dados portátil, customizado para o profissional da área da soldagem, está sendo utilizado por diferentes empresas e instituições de ensino e pesquisa no país e no exterior. O SAP-1 mostrou-se eficiente por muitos anos, entretanto, hoje a sua estrutura está comprometida devido à evolução da informática, visto que ele utiliza plataforma MS-DOS e porta paralela para comunicação. Neste sentido, O LABSOLDA desenvolveu um novo sistema de aquisição de sinais voltado às necessidades internas do laboratório e acompanhamento da produtividade e qualidade da solda na indústria, o SAP-4, adequado às novas tendências e exigências do mercado.

Este projeto teve a participação do bolsista de Eng. Elétrica Alexandre Blum Weingartner, do seu orientador Eng. Raul Gohr Junior (ambos no desenvolvimento do software) e da empresa IMC Soldagem (desenvolvimento do hardware e apoio financeiro) em quase dois anos de desenvolvimento.

O primeiro ano mais um trimestre do segundo foi dedicado à concepção do que seria este novo sistema de aquisição e a um estudo de mercado e ferramental disponível para a concretização do produto. Nos meses conseguintes veio a implementação. “80% do desenvolvimento de softwares resume-se em planejamento”, diz Raul.

O SAP-4 vem substituir várias outras ferramentas de análise anteriormente concebidas no LABSOLDA (oscilos, smgproc, smgprop, smgproe), além de incorporar uma série de novas funcionalidades. A tabela a seguir compara o novo SAP com as versões anteriores:

Características

SAP - 4

Versões anteriores

Oscilogramas de valores instantâneos de tensão, corrente, velocidade do arame e vazão do gás (fig. 1)

Sim

Sim

Oscilogramas de valores médios de tensão, corrente, velocidade e quantidade do arame, vazão do gás e potência

 

Sim

 

Não

Tempo de leitura instantânea das variáveis tensão, corrente, velocidade do arame e vazão do gás

100 s

5 s

Tempo de leitura dos valores médios das variáveis tensão, corrente, velocidade e quantidade do arame, vazão do gás e potência

 

80h

 

20 min

Visualização dos dados na forma de tabelas por ponto e/ou cordão de solda

Sim

Não

Mostradores digitais

Sim

Sim

Histogramas (fig. 2)

Sim

Não

Ciclograma Corrente x Tensão (fig. 3)

Sim

Não

Exportação de dados para outras ferramentas do Windows

Sim

Sim

Salvar dados instantâneos e médios em disco

Sim

Não

Nº de estações de soldagem sendo aquisitadas ao mesmo tempo

2

1

Suporte a superposição dos gráficos de variáveis instantâneas

Sim

Não

Ferramentas gráficas (zoom, exportação no formato BMP e JPG, impressão, flexibilidade de cores)

Sim

Não

Suporte a multithread*

Sim

Não

Comunicação

USB

paralela

Sistema operacional

Windows XP e Vista

MS-DOS

*Multithread é uma forma de um software dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas simultaneamente. Em outras palavras, o SAP-4 é capaz de realizar aquisições e mostrar os dados em tempo real, algo que as versões anteriores não eram capazes.

Como se observa na tabela, esta nova versão incorpora as características de todas as versões anteriores, além de possuir funcionalidades inéditas como a superposição dos gráficos de grandezas instantâneas, a visualização de diversos histogramas e ciclograma corrente versus tensão.

O SAP-4 pode ser usado, entre diversas aplicações, para observar o comportamento dinâmico das variáveis de soldagem para uma melhor compreensão do processo, como por exemplo, achar correlações entre as variáveis e a transferência metálica; analisar se o equipamento de soldagem está operando de forma adequada; realizar o rastreamento do processo de soldagem em linhas de montagem ou soldas de inspeção de forma a se observar se as variáveis de soldagem se mantiveram dentro dos valores ajustados.

sap v4 01
Figura 1. Gráficos das grandezas instantâneas de tensão, corrente, vazão de gás e velocidade de arame

 

sap v4 02
Figura 2. Histograma de picos de tensão: um dos 7 histogramas disponíveis para visualização

 

sap v4 03
Figura 3. Ciclograma da corrente versus tensão usado para visualizar a estabilidade do processo de soldagem