Parceria LABSOLDA / PETROBRAS

Sistema de Aquisicao de Dados SAP 1, desenvolvido pelo LABSOLDA e customizado em parceria com a PETROBRAS é testado e aprovado em producao.

Num trabalho conjunto, no qual engenheiros do Suporte Técnico da Petrobras expuseram sua necessidade de monitoração da temperatura da junta antes e durante a soldagem (preaquecimento e interpasse), foi realizado uma adaptação ao Sistema de Aquisição de Dados SAP 1, desenvolvido pelo LABSOLDA. O sistema que engloba hardware e software foi projetado inicialmente para monitoração das variáveis de soldagem (corrente, tensão, velocidade de arame e vazão de gás), fornecendo dados oscilograficos e informações de produtividade, sendo aplicado tanto para P&D como na industria.

Neste trabalho, foi adaptado ao SAP 1 um sensor de temperatura a laser, cuja leitura é integrada aos dados do fornecidos pelo SAP 1. O objetivo final é garantir as temperaturas especificadas nas EPS de cada procedimento de soldagem, principalmente envolvendo materiais sensíveis a defeitos.