Instituto de Soldagem e Mecatrônica

Ensino, pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia de Soldagem:
processos, procedimentos, equipamentos e instrumentação.
e-mail
 
Home Restrito e-mail Home
 
 
 
:: Notícias
 

:: Veja o Projeto


Foto: Pedro Bonatto/MCT

Labsolda ganha menção honrosa

Um trabalho sobre as pesquisas e tecnologias desenvolvidas para a recuperação de turbinas de usinas hidrelétricas pelo Laboratório de Soldagem e Mecatrônica da Universidade Federal de Santa Catarina (Labsolda-UFSC) trouxe a sua equipe uma menção honrosa no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - ano 2004. Organizado pela Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia (RECyT) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o concurso considerou, por exemplo, a atualidade do tema, a criatividade, a metodologia, a pertinência do trabalho para o Mercosul e a contribuição científica e tecnológica.

O trabalho "Sistema e processo de soldagem - vencendo a erosão das turbinas hidráulicas de grande porte" descreve como a equipe do Labsolda resolveu problemas como a qualidade da solda e sua execução.

As pás das usinas hidrelétricas sofrem um tipo de erosão chamado cavitação, provocado pela passagem da água. São espécies de buracos nas superfícies metálicas que precisam ser controlados periodicamente.

Os pesquisadores do laboratório desenvolveram um processo mais eficiente para controlar a cavitação, aplicando a soldagem MIG/MAG com pulsação térmica. Inédita, essa solda foi patenteada no ano 2000 pelo laboratório.

Também contribuiu para a menção honrosa concedida pela RECyT e pela Unesco a pesquisa realizada no projeto "Roboturb", cujo objetivo foi desenvolver um robô que executasse a soldagem nas pás das turbinas. O autômato realiza um trabalho mais preciso e evita que os técnicos se submetam a insalubres e perigosas condições.

Por Carla Cabral - CTC/UFSC

 

 
 

Copyright © 2005, LABSOLDA. Todos os direitos reservados.

Home Restrito e-mail Home