Nelso Gauze Bonacorso
Prof. Dr. Engenheiro Eletricista

E-mail: nelso@ifsc.edu.br

Engenheiro Eletricista. Nascido em 20/02/1967 em Santa Maria – RS. O Eng. Nelso Gauze Bonacorso formou-se em Engenharia Elétrica (1989) pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Concluiu o curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica a nível de Mestrado (1991) pela Universidade Federal de Santa Catarina obtendo o título de Mestre em Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico.

Desde 1991 é professor da área de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC).

Iniciou o curso de Pós-Graduação (2000) em Engenharia Mecânica na área de Metrologia e Instrumentação a nível de Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina. Concluiu este curso (2004) obtendo o título de Doutor em Metrologia e Instrumentação.

Atualmente coorienta os seguintes trabalhos de pós-graduação relacionados à sua formação:

• Readequação tecnológica do tartílope V2F visando à soldagem por seguimento de juntas de embarcações (mestrado);
  • Sistema automático de alimentação de pó metálico aplicado ao processo de soldagem PTAP (mestrado);
  • Sistema inteligente dedicado ao acionamento de manipuladores cartesianos para automatização da soldagem (mestrado);
  • Tecnologias de processos, procedimentos e equipamentos para o revestimento de tubos de caldeiras de usinas termelétricas (doutorado).