Prof. Carlos Enrique Niño Borhórquez

Telefone:
+55 (48) 3721-7622; +55 (48) 3721-9748
CTC/ EMC - Coordenadoria de Estágios Eng. Mecânica

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidad Nacional de Colombia, com sede em Bogotá (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Desde 1995 é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos e Metalurgia da Soldagem, tratamentos térmicos e caracterização de materiais metálicos. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: reparo por soldagem sem tratamento térmico posterior; otimização de procedimentos de soldagem quanto aos aspectos operacionais e metalúrgicos; desempenho de juntas soldadas sob condições de fluência; soldagem em operação (in-service welding); deposição de revestimentos resistentes à corrosão ou cavitação; otimização de tratamentos térmicos para melhoria de propriedades mecânicas e conformabilidade.