Avaliação teórico-experimental de um novo conceito de tocha TIG com alimentação tangencial em aplicações de revestimento com a liga de Níquel 625 Cassiano Godinho

Orientador: Prof. Dr. Régis Henrique Gonçalves e Silva
Coorientador: Prof. Dr. Mateus Barancelli Schwedersky


:: Projeto Completo em PDF

PROJETO DE DISSERTAÇÃO
Documento submetido ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina.


INTRODUÇÃO

A medida que o mundo demanda maior necessidade por consumo de energia as indústrias de óleo e gás também aumentam suas operações e a produção de combustíveis fósseis tornam-se ainda mais importante. A indústria de petróleo e gás apresenta-se como um campo de grande utilização da técnica de soldagem por revestimento, principalmente em pipelines, “subsea trees” e flanges, e alguns outros componentes para utilização em ambiente de extraçãosubmarino.
O revestimento por soldagem consiste de um processo de consolidação entre um substrato – comumente aço - e um material com características especiais, como resistência a corrosão. Os materiais ou ligas normalmente utilizadas para tais aplicações são alumínio, aços inoxidáveis, ligas de níquel. Estes materiais são utilizados com o propósito de melhorar a vida útil e desempenho dessas peças frente a suas aplicações.
(...)