Pedro Correa Jaeger Rocha
Engenheiro de Materiais

E-mail: pedro.jaeger@grad.ufsc.br

Graduou-se em Engenharia de Materiais pela UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, com foco em processos de soldagem, metalurgia, corrosão e desgaste. No ano de 2014 foi contemplado com bolsa de excelência pelo Programa de intercâmbio Ciências sem Fronteiras. Neste período de 1 ano, especializou em Administração e Empreendedorismo Tecnológico pela University of California Santa Barbara, UCSB, nos EUA.

Durante a vida universitária, além de excelente desempenho acadêmico, realizou diversas experiências de imersão científica e industrial com a realização de estágios e voluntariados em institutos de pesquisas e empresas renomadas em seus segmentos. Tendo passagens expressivas para o desenvolvimento como engenheiro por empresas como: Whirlpool – Unidade Embraco (Compressores), Weatherford (Óleo e Gás), Electro Aço Altona (Fundição de Aço).

Ao final da graduação especializou-se na área de Revestimento por Soldagem, realizando estágio no Instituto de Soldagem e Mecatrônica LABSOLDA. Na época, caracterizou a tocha de soldagem MIG/MAG SpinArc, um grande desafio por ser um processo ainda não estudado no laboratório.

Posteriormente, foi escolhido para representar o LABSOLDA como estagiário na empresa alemã DURUM Verschleiss-Schutz, líder mundial na produção e desenvolvimento de tecnologias para revestimentos duros. Em projeto entre a empresa citada, a universidade alemã Hochschule Niederrhein e o LABSOLDA, realizou seu trabalho de conclusão de curso titulado: A New Solution for Wear and Corrosion Protection: Alternating Current MIG Welding Process with Nickel, Cobalt and Iron Basis Flux-cored Hardfacing Wires, obtendo resultados expressivos que impulsionaram a continuação do projeto.

• Atua como pesquisador mestrando na área de soldagem com foco em revestimento metálico/compósito por técnicas avançadas de soldagem. Sua linha de pesquisa atual segue o desenvolvimento de processo de soldagem com corrente alternada para arames tubulares com revestimento duro nas mais variadas ligas comerciais e inovadoras. Aliado ao desenvolvimento científico, busca criar conexões entre os recursos acadêmicos e as demandas industriais, gerando resultados capazes de influenciar positivamente o crescimento sustentável da indústria brasileira.
Hor.Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.

- - - - - -