Jônathas Alexandre Alves
Tecnólogo em Automação Industrial

E-mail: jonathas.alves@posgrad.ufsc.br

Nasceu na cidade de Garopaba – SC dia 17/01/1980, onde estudou até formar-se no ensino médio pela E. E. B. Professor José Rodrigues Lopes. É graduado na área de Tecnologia em Automação Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina CEFET-SC, concluindo o curso em julho de 2008.

Ingressou no LABSOLDA como bolsista no projeto de estudo das condições operacionais para otimizar propriedades e produtividade na deposição de revestimentos, pelo processo Plasma de Arco Transferido Alimentado com Pó (PTAP), sob a orientação do professor Jair Carlos Dutra, Dr. Eng.

Iniciou as atividades de mestrado em junho de 2008, dedicando seus estudos principalmente ao projeto de pesquisa em que se envolveu, atuando no aperfeiçoamento tanto do processo quanto dos equipamentos empregados no PTAP.

• Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Realização de ensaios correspondentes ao estudo das condições operacionais para a otimização de propriedades e da produtividade na deposição de revestimentos, pelo processo Plasma de Arco Transferido Alimentado com Pó (PTAP).
  • Testes de investigação do comportamento térmico da tocha PWM 300 em relação à capacidade da fonte de refrigeração.
  • Fabricação e análises macrográficas do corpo de prova para testes de cavitação.
  • Ensaios de avaliação das qualidades e limitações do Alimentador de Pó.
  • Estudo da taxa de deposição oferecida pelo processo PTAP manual na posição plana e sobre-cabeça ao pó EUTECTIC 629.
  • Ensaios comparativos entre as propriedades de diluição e deposição para os pós NT CAVITAÇÃO, INCONEL e EUTECTIC 629.
  • Realização das atividades de mestrado com o acompanhamento de aulas lecionadas e/ou orientadas pelo professor Jair Carlos Dutra, Dr. Eng., além do desenvolvimento de pesquisas pertinentes à mesma disciplina (Processos de Fabricação).

Hor. Seg. Ter. Qua. Qui. Sex.

- - - - - -

Atualizado em: 14/10/2016